Close icon

Pavimento vinílico: cuidado e manutenção

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Como cuidar de pavimento vinilico

Os pavimentos de PVC são um pavimento muito popular que tem o benefício de vir com um preço razoável. Isto porque são cómodos, quentes nos pés e particularmente resistentes tendo então longa vida útil: com garantias que normalmente se encontram entre os 7 a 30 anos. O pavimento vinílico também pode ser muito fácil de cuidar, nesse sentido estes são instalados em muitos lugares, o que resulta na sua popularidade. Mas, apesar das suas propriedades, para garantir o brilho original que este pavimento apresenta e manter a sua aparência por muitos anos, é recomendado uma boa manutenção. Hoje vamos lhe ensinar tudo sobre pavimento vinílico:

(Mas antes de mais nada, primeiro aprenda como escolher o mais indicado?)

A limpeza inicial

Antes de mais nada vamos falar sobre os seus primeiros dias com o seu novo chão. Para não dispersar as possíveis impurezas geradas depois da colocação do seu novo pavimento, o pavimento PVC deve ser limpo depois da instalação. Para isso é melhor utilizar um balde de água morna e um detergente suave. Entretanto assegure-se de não secar o pavimento imediatamente depois de o limpar, para evitar riscos.

Uma limpeza regular

Quick-Step Lyvin Ambient Click Plus "AMCP40049 Cimento Claro"

Quick-Step Lyvin Ambient Click Plus "AMCP40049 Cimento Claro"

Em seguida, deve limpar a sujidade e a poeira, que são espalhados pelo ambiente, pelo menos uma vez por semana. Caso não o faça, a sujidade poderá acumular-se e penetrar o solo. Para facilitar a limpeza, pode usar um aspirador ou uma vassoura. Além disso, deve ter cuidado com a humidade, a qual também terá que limpar regularmente. Para isso, é recomendado usar um detergente suave pois os detergentes mais fortes podem causar danos ao seu pavimento vinílico, caso este não tenha uma boa resistência química. Para isso use um detergente suave misturado com água morna e não terá qualquer problema. Nunca limpe o seu pavimento vinílico em seco, já que impedirá o formar duma película que repele a sujidade.

Uma limpeza mais profunda

Posteriormente Para uma limpeza mais a fundo e para sujidades pesadas, recomenda-se trabalhar com a ajuda do vinagre. O vinagre oferece uma boa alternativa aos químicos agressivos que poderiam danificar facilmente a superfície do solo e fazer com que perca todo o seu brilho. As manchas persistentes podem eliminar-se usando somente este ingrediente. Para isto misture uma taça de vinagre com um cubo cheio de água e junte aproximadamente uma colher de detergente.

Uma limpeza superficial por ano

Gerflor Senso Rustic "0511 Pecan"

Gerflor Senso Rustic "0511 Pecan"

Apesar da limpeza regular, o pavimento vinílico poderá perder o seu brilho depois de algum tempo e, por isso, parecer sujo. Para isso recomendamos que se faça uma limpeza básica uma vez por ano. A sujidade será eliminada com um limpador especial de PVC. Para tal deixe que o detergente faça o seu efeito e passe logo a esfregona ou esponja. Depois, limpe a sujidade dispersa com um pano e limpe novamente com água limpa.

Conselhos para que o seu pavimento vinílico lhe dure imenso tempo

Para que o seu pavimento vinílico conserve o seu maravilhoso brilho durante muito tempo, deverá seguir estes conselhos. Primeiro, deverá tirar os seus sapatos ao entrar em casa, para que as substâncias como a sujidade, as pedras ou os produtos químicos que vem incrustados na sola do sapato não danifiquem o pavimento em PVC. Segundo, deve ter cuidado para não aplicar demasiados agentes de limpeza abrasivos ou agressivos, já que levarão consigo o brilho do seu pavimento vinílico.

Do mesmo modo, ao limpar, use sempre só a quantidade de água que é absolutamente necessária. Demasiada água poderá danificar o adesivo com que contam alguns tipos de pavimento vinílico como, por exemplo os pavimentos vinílicos adesivos. Seja água ou sumo de laranja, os líquidos derramados devem ser sempre limpos imediatamente. Acima de tudo, as bebidas açucaradas são muito difíceis de limpar após terem secado. Igualmente, outro conselho que lhe damos é que coloque almofadas de feltro debaixo das suas cadeiras e mesas para que estes ajudem a prevenir sinais de desgaste e arranhões causados pelo movimento das mesas e cadeiras.

Wineo 800 Stone XL | Pavimento Vinílico para colar "Copper Slate"

Wineo 800 Stone XL | Pavimento Vinílico para colar "Copper Slate"

Após pôr em prática estes conselhos, poderá ajudar a alargar a vida útil do seu pavimento. Até se o pavimento for exposto à sujidade com frequência, não há nada que uma boa limpeza não possa eliminar. Descubra agora a âmpla gama de pavimento vinílico da BRICONEO!

Pavimento Vinilico

Quer saber mais sobre pavimento vinílico ?

Por fim, se tem alguma pergunta sobre os nossos produtos, estaremos encantados para ajudar-lhe. Pergunte-nos tudo sobre pavimento vinílico. Ligue-nos, envie-nos um e-mail, ou escreva uma mensagem através do nosso formulário de contacto!

Até à próxima! A sua equipa BRICONEO.

Regressar ao post