Unsere Vorteile
  • Para profissionais e particulares
  • Melhor preço garantido
  • Amostras gratuitas
  • Kostenlose Musterzusendung
  • Die größte Auswahl im Internet

Somos a maior loja online da Europa para pavimento, papel de parede e acessórios. Oferecemos, desde 2016, os melhores preços e serviço ao cliente de primeira classe.

Para a loja online BRICONEO
Pavimento

Vinil autocolante: como colocar piso de vinil?

Colocação de pavimento vinílico sobre azulejos

Se se mudar para um edifício antigo, deparar-se-á muitas vezes com um problema: azulejos para onde quer que olhe! E não dos azulejos chiques com efeito de pedra moderna, mas sim azulejos escuros e desgastados com padrões antiquados. Então, se quiser renovar a imagem da sua habitação, um pavimento vinílico auto-adesivo é exatamente o que precisa.

Em projetos de renovação, o vinil é frequentemente o escolhido para o revestimento do pavimento. O vinil autocolante oferece uma vasta gama de decorações convincentes, mas será que este é o pavimento adequado para utilização sobre azulejos? Abaixo resumimos os factos mais importantes e respondemos à questão: precisa de se livrar dos seus azulejos para assentar pavimento vinílico adesivo?

Mosaicos de vinil autocolante: vantagens que os tornam únicos

Antes de se familiarizar com as várias possibilidades de instalação, deverá descobrir quais são as propriedades dos pavimentos vinílicos autocolantes. De modo a garantir para si o melhor resultado final, deve optar pelo tipo de pavimento PVC mais adequado, dado que só assim pode obter o melhor desempenho a nível de durabilidade. Como tal, é importante verificar previamente as propriedades de um pavimento vinílico adesivo para determinar se este é o ideal para satisfazer as suas necessidades.

Decoração variada: várias opções com um revestimento de vinil autocolante

As decorações disponíveis em pavimentos de vinil para chão são quase ilimitadas. Este revestimento prático apresenta uma vasta gama de cores e padrões, desde imitações realistas de madeira a reproduções elegantes de pedra. Como com um chão vinílico não há limites para a decoração de interiores, pode dar uma nova vida ao seu espaço tanto com um estilo clássico como com uma das novas tendências.

Pavimento vinílico adesivo: instalação simples e rápida

Enquanto a instalação dos outros tipos de revestimento para pavimento são complexas e dispendiosas, o piso vinílico autocolante adesivo é simples e acessível: o adesivo já está incluído no pavimento e não tem de ser adquirido separadamente. A grande vantagem deste revestimento é que poupa-lhe tempo e dinheiro e, mesmo sem experiência, consegue colocá-lo como um profissional se seguir as indicações.

Colocar placas de vinil ou azulejos vinílicos é tão fácil como descascar e colar: basta remover a película protetora no verso e colocar o revestimento sobre o subpiso, pressionando firmemente do centro para as extremidades. Imediatamente após a instalação, pode caminhar normalmente sobre o seu novo chão de vinil e sentir-se satisfeito com o novo ambiente que criou!

Porém, antes da colocação propriamente dita, deve assegurar que o substrato está em ótimas condições. A superfície antiga deve estar perfeitamente limpa, seca e nivelada, ou então não conseguirá obter o melhor resultado e irá ter problemas a longo prazo. Devido à baixa espessura do chão em vinil, mesmo as pequenas partículas podem tornar-se visíveis através da superfície. A sujidade enfraquece a força do adesivo.

Logo que a primeira placa vinílica esteja colocada, é fácil fixar as restantes. Deve ser mantido um pequeno espaço de intervalo entre cada placa porque estas expandem ligeiramente após um tempo.

Pavimento vinílico autocolante

Estabilidade máxima

Muitos fabricantes recomendam a utilização de um primário adesivo antes da colocação de pavimento vinílico adesivo. O objetivo de um primário adesivo é fortalecer a ligação entre o pavimento vinílico e o subpiso, tornando-a ainda mais estável e duradoura. O primário Gerflor Primer, por exemplo, assegura uma fixação perfeita que não permite que o piso vinílico escorregue mesmo nas condições mais difíceis.

Comparando as técnicas de instalação de pisos vinílicos

Para compreender melhor as vantagens e desvantagens de cada tipo de pavimento vinílico, comparamos os métodos de instalação mais comuns, que são 4: vinil para colar, vinil adesivo, vinil autoportante e pavimento vinílico click. Cada variante tem vantagens únicas, pelo que é uma questão de escolher a mais indicada para o seu projeto específico.

Vinil auto-adesivo vs. vinil click

Ao contrário dos pisos vinílicos autocolantes, o soalho flutuante vinílico click é completamente livre de colagem: as placas encaixam facilmente umas nas outras. Tanto num como noutro, a instalação é tão simples que pode perfeitamente realizá-la por si mesmo sem ajuda. Ao contrário dos pavimentos auto-adesivos, os pisos vinílicos click existem em 3 versões: vinil click clássico, multicamadas e rígido.

O pavimento vinílico com várias camadas é cerca de duas vezes mais forte que o pavimento vinílico clássico . O primeiro consiste numa placa portadora de HDF (high density fibre, i.e., fibra de alta densidade) com uma camada de vinil laminada no topo, um papel decorativo e uma camada de desgaste.

O vinil rígido é o mais recente modelo no mercado do vinil click. É feito de um novo material que proporciona ainda mais estabilidade e resistência, enriquecido com pedra ou calcário, contribuindo para a sua elasticidade termoplástica. Isto torna-o menos sensível ao calor e mais durável.

Pavimento vinílico click

Vinil auto-adesivo vs. vinil para colar

Ambos estes tipos de pavimento vinílico caracterizam-se pela sua elevada aderência através do uso de cola. Ao contrário do vinil autocolante, o vinil para colar não inclui cola integrada; logo, esta tem de ser adquirida separadamente. Ambos estes pisos vinílicos têm uma espessura total baixa e são, portanto, ideais para todos os projetos de renovação.

Embora não seja necessário um profissional para colocar pavimentos vinílicos auto-adesivos, deve ter um perito à mão para trabalhar com vinil para colar. A colagem é um processo que exige muita precisão: escolher a cola indicada e a quantidade adequada, espalhá-la de forma perfeitamente uniforme e introduzir as placas no momento certo. Caso se criem irregularidades, estas tornam-se visíveis na superfície e, ao longo do tempo, causam danos permanentes.

E então, o vinil autocolante pode ser colocado sobre azulejos?

O pavimento vinílico auto-adesivo tem a reputação de ser o revestimento ideal para qualquer renovação. No entanto, para responder a esta pergunta, a verdade é que este não é indicado para assentamento sobre azulejos.

Devido à baixa altura de construção (espessura total), quaisquer irregularidades no subpiso tornam-se imediatamente visíveis; logo, as juntas dos azulejos iriam notar-se. Para além disso, o pavimento vinílico autocolante perderia a sua força adesiva ao estar sobreposto a um substrato irregular.

Se quiser revestir os seus azulejos, terá de encontrar uma alternativa ao vinil autocolante. Este não é adequado, mas felizmente temos a recomendação ideal para si: há um tipo de soalho vinílico que pode ser aplicado esta situação!

O chão vinil que pode ser colocado sobre azulejos

A chave é uma maior espessura total para que não se notem as juntas dos azulejos na superfície. É por isso que lhe relembramos do pavimento vinílico click multicamadas: com a sua placa de HDF e alta espessura (até 10 mm), este pavimento flutuante compensará facilmente os desníveis e proporcionará uma bela aparência durável!

Além disso, na maioria dos casos o vinil multi-camadas tem também um isolamento acústico de impacto integrado que lhe proporciona ainda mais bem-estar.

Porém, a desvantagem deste pavimento vinílico é que este deve ser reforçado com um isolante de superfície adicional quando colocado num espaço molhado (e.g. casa de banho). Esta é a única forma de evitar com que a placa portadora de HDF inche, como esta consiste frequentemente em fibras de madeira conífera.

Pavimento vinílico Gerflor

Encomende pavimento vinílico na Briconeo!

Se ficou convencido pelas várias vantagens do pavimento vinil autocolante e click, então temos boas notícias para si! Na nossa loja online Briconeo oferecemos-lhe uma vasta gama de pavimento PVC de alta qualidade ao melhor preço.

Sinta-se à vontade para navegar no nosso site e contactar-nos por e-mail, telefone ou chat. O nosso pessoal amigável e competente terá todo o prazer em ajudá-lo e prestar aconselhamento individual. Independentemente da sua escolha, garantimos qualidade e o melhor preço.

Transforme a sua casa ou escritório numa verdadeira zona de conforto! Entre também em contacto conosco se pretende fazer um compra de grande quantidade para obter uma oferta personalizada.

Deixar uma resposta