Contacto
Tem dúvidas?

Alegramo-nos por ajudá-lo/a! Contacto Seg-Sex: 08:30 - 17:00 304 500 352 o por E-Mail info@briconeo.pt

Pavimento vinílico: um revestimento versátil em rolo

O chão vinil é atualmente um dos revestimentos de pavimento mais procurados. Apesar da notoriedade que carregou durante anos como sendo prejudicial à saúde, o pavimento de PVC (mais conhecido como vinil) está de volta e melhor que nunca! Agora os vários tipos de piso vinílico convencem com o seu design excecional e características técnicas de primeira classe. As decorações em vinil tornaram-se tão semelhantes aos materiais orgânicos que já não podem ser facilmente distinguidas visualmente. Deixe-se convencer pelos factos!

Saber mais

Pavimento Vinílico em Rolo

  • Melhor preço garantido

    Não terá que pagar nem um cêntimo a mais
  • Ofertas individuais

    Peça-nos um desconto para grandes encomendas
  • Peça até 8 amostras grátis

    Custos reembolsados no seu próximo pedido

Pavimento PVC ou CV: qual é a diferença?

À medida do progresso técnico na indústria do vinil, surgiram ao longo dos anos novas designações que por vezes causam alguma confusão. Por exemplo, hoje em dia deparamo-nos frequentemente com o termo “pavimentos CV”.

Mas qual é a diferença? Estes são dois nomes para um mesmo produto ou são na realidade dois produtos diferentes? A resposta a esta pergunta é simples: pavimento CV é um subtipo de pavimento PVC.

PVC é a designação mais frequente do material plástico policloreto de vinilo (PVC) e, ao mesmo tempo, a denominação atribuída a toda a família de revestimentos de chão nos quais o vinil é o material fundamental. O subtipo “pavimento CV” significa “pavimento cushioned vinyl”, i.e., revestimento de chão em vinil acolchoado/almofadado.

O vinil almofadado consiste normalmente num material de suporte em espuma sobre o qual é fixada uma camada de PVC, sendo esta camada de espuma espessa e macia o elemento que o distingue dos outros tipos de vinil.

Se procura pavimento vinílico CV, encontrará na nossa loja online Briconeo uma vasta gama de coleções modernas e apelativas, simultaneamente resilientes e versáteis.

As vantagens do PVC: tudo num piscar de olhos

A lista de benefícios dos pavimentos em PVC é extensa, tanto que este tipo de revestimento está hoje instalado em ca. 20% de todos os lares alemães. Especialmente quando comparados com outros tipos populares de revestimento para pavimento, tais como o piso laminado e o parquet, é notável que o vinil tem muito a oferecer.

O piso vinílico é, entre outras coisas, repelente (completamente resistente) à água, um absorvente de ondas sonoras, fino e muito fácil de colocar (é possível instalar ca. 15m²/h de pavimento vinílico) Abaixo encontrará uma descrição mais detalhada sobre cada uma das vantagens do vinil.

Limpeza de piso vinílico: simples e rápida

Os pavimentos de madeira orgânica requerem uma manutenção com muitos cuidados específicos e por vezes difíceis; por outro lado, os pavimentos vinílicos são fáceis de limpar e manter. A matéria prima do cloreto de vinila, enquanto material sintético termoplástico, não requer cuidados especiais e é resistente à água e a produtos químicos, pelo que uma simples limpeza com água e detergente é suficiente para mantê-lo em boas condições.

O caso contrário é o parquet: facilmente danificado pela água e por produtos de limpeza. Além disso, um pavimento em vinil garante um brilho duradouro com apenas uma vassoura, esfregona, ou algo semelhante. Para uma maior vida útil do seu novo chão em vinil, deve lavá-lo com uma frequência entre uma a duas vezes por semana.

Silencioso: revestimento PVC plastificado com absorção sonora

O vinil é um material que, devido à sua textura, absorve naturalmente o som. Uma vez que não necessita de isolamento acústico adicional, poupa tempo e dinheiro ao escolher um pavimento vinílico. Graças aos materiais flexíveis e à estrutura flexível do vinil, o soalho vinílico minimiza o ruído dos passos e proporciona um maior conforto no seu espaço. Para além desta característica, o chão vinil garante uma sensação de calor suave ao caminhar sobre ele.

Em poucos passos: colocação de pisos vinílicos

Além de robustos e silenciosos, os pisos vinílicos são fáceis e rápidos de colocar. A instalação de chão vinil é semelhante à de carpete: algo que não deve ser um problema mesmo para alguém inexperiente. Em apenas dois a três passos básicos e com umas ferramentas domésticas essenciais, conseguirá instalar facilmente o seu novo piso.

O primeiro passo é criar uma fundação, i.e., preparar o substrato em bruto de forma a que fique perfeitamente livre de sujidade e de qualquer irregularidade. De seguida pode colocar o soalho de forma a que fique alinhado com a silhueta do seu espaço, cortando à medida quando necessário. Por fim, só precisa de fixar o pavimento se este assim o requer (o pavimento vinílico click e outros tipos de chão flutuante vinílico não necessitam de fixação). Para mais informações, deve consultar os detalhes específicos de cada produto.

Um pavimento vinílico prático para cada aplicação

Graças à tecnologia óptica de impressão digital de ponta, um piso vinilico consegue imitar quase na perfeição qualquer superfície orgânica como madeira, pedra ou azulejo de porcelana. A melhor notícia é que o vinil é tão versátil em termos práticos como estilísticos: disponível para uso residencial, comercial e industrial.

Para guiá-lo através dos diferentes tipos de chão vinílico, existem as chamadas classes de uso. As classes de uso 21-23 são adequado para uso residencial enquanto as classes 31-33/34 destinam-se a uso comercial e, por fim, o vinil extremamente resiliente de classe 41-43 é o ideal para áreas industriais (e.g. construção civil). Descubra abaixo as várias aplicações dos pisos vinílicos!

Viver bem: colocação de pisos vinílicos na sua casa

O pavimento vinílico é particularmente popular em habitações pessoais. Os pontos fortes destes revestimentos passam por baixos custos, grande variedade de decorações e longa durabilidade. As classes de uso 21 (uso doméstico ligeiro) a 23 (uso doméstico intensivo) são as mais indicadas para a sua casa, quer para a sua sala de estar, sala de jantar, cozinha ou casa de banho ou para o seu quarto de casal, quarto infantil, corredor ou escritório. Não tem de se preocupar com humidade porque o policloreto de vinilo é um material repelente de água.

Sem limites: equipar instalações comerciais com pavimento vinílico

Existem também várias coleções de pisos vinílicos para aplicação no setor comercial. Estas são produzidas de forma a se tornarem mais robustas, daí possuírem os certificados de classe de uso 31-33/34 (uso comercial de baixo a alto tráfego pedonal).

Estas classes foram especialmente concebidas para utilização em escritórios e em complexos comerciais e de hotelaria e restauração, adequando-se também à circulação com cadeira de rodas. Naturalmente, é possível utilizar estas classes de vinil também para uso doméstico, apesar de as classes inferiores (e.g. 23) serem suficientes.

Ferramentas essenciais em cada lar

Cada casa tem habitualmente uma seleção de ferramentas que são úteis na vida quotidiana. As boas notícias são que as ferramentas necessárias para a colocação de pisos vinílicos provavelmente já se encontram na sua posse, ou então são algo que é obtido facilmente.

Trabalhar com soalho vinílico exige essencialmente três ferramentas básicas: um x-ato, uma fita métrica dobrável e uma régua ou chapa de aço. Ter um lápis também é uma ajuda, bem como uma  espátula dentada para distribuir o adesivo ou a fita adesiva de dupla face (quando necessário).

Como colar vinil? É necessário?

Existem quatro tipos de instalação: colagem, auto-adesiva, autoportante e click. Os pavimentos autoportantes e click são também conhecidos como “pavimento flutuante”, uma vez que estes não requerem a aplicação de cola, adesivo ou fita adesiva.

Como regra geral, o pavimento vinílico flutuante é recomendado para áreas inferiores a 20m², enquanto em espaços de dimensões superiores deve-se colar o revestimento PVC ao subsolo. A colagem em espaços grandes ou movimentados é feita com um adesivo líquido para PVC, sendo este aplicado na base inferior do revestimento.

Em espaços pequenos ou pouco movimentos, é uma ótima opção fixar o pavimento com fita adesiva de dupla face sem plastificante, aplicando-a uniformemente ao longo de todo o substrato, e por fim colocando por cima o piso PVC, pressionando-o contra o substrato.

Descubra a grande variedade de marcas e coleções de chão vinil!

Tal como na indústria da moda têxtil, existe um grande número de fabricantes de revestimentos de PVC rígido que estão cada vez mais a desenvolver novas decorações para o seu chão. Na nossa loja online Briconeo encontrará, entre outros, os fabricantes Gerflor, Tarkett, Forbo e Wineo. Abaixo gostaríamos de passar a apresentar-lhe uns dos nossos best-sellers favoritos.

Experiência e qualidade: chão vinílico Gerflor

E empresa francesa Gerflor dedica-se há anos à investigação e desenvolvimento na indústria dos pavimentos, bem como à comercialização de soluções inovadoras, apelativas e amigas do ambiente. Algumas das coleções best-seller de revestimento PVC da marca Gerflor são a Gerflor Prime, Gerflor Design e Gerflor Senso Adesivo Premium.

Os destaques de design da Gerflor passam pela coleção Gerflor Home Comfort, uma de estilo clássico que imita madeira de forma quase indistinguível do modelo original.

Revestimento PVC da Tarkett: agora melhor e mais estável

A Tarkett é um dos principais fabricantes a nível mundial de pavimento para o setor residencial, comercial e desportivo. Os produtos desta empresa têm vindo a ser adotados cada vez mais por clientes profissionais, como arquitetos e empreiteiros, para projetos de renovação e construção civil.

A coleção mais vendida deste fornecedor é a Tarkett Starfloor Click, uma que se distingue sobretudo pela ótima relação preço-qualidade e pela surpreendente facilidade do processo de instalação. Na nossa loja online Briconeo pode escolher, de uma seleção enorme de artigos variados, o pavimento ideal para si!

FAQ: perguntas mais frequentes sobre pavimentos vinílicos

O que é um chão de vinil em rolo?

Um chão em vinil sob a forma de rolo é um revestimento de soalho feito a partir de policloreto de vinilo (PVC) espumado. As larguras mais usuais dos rolos são 2 e 4 metros, mas também existem produtos com larguras de 3 e 5 metros.

Que tipos de revestimentos PVC existem?

A principal distinção é feita entre pavimentos PVC com suporte em vinil e pavimentos PVC com suporte têxtil. A diferença é que os pavimentos vinílicos com suporte têxtil são de qualidade superior e conferem maior estabilidade, para além de serem ideias para instalação do tipo piso flutuante vinílico.

Quais são as vantagens dos pavimentos PVC?

Adequados para espaços molhados: completamente resistentes à água e à humidade que estão diariamente presentes na cozinha e casa de banho.

Alta durabilidade: o acabamento de superfície em vinil PVC torna o soalho mais resistente a arranhões/riscos e outros danos.

Baixa altura de instalação: os pavimentos vinílicos têm uma espessura total de apenas 2 mm em alguns casos, pelo que podem ser colocados sem que haja necessidade de lixar as portas do espaço.

Grande seleção de estilos: os pisos vinílicos estão disponíveis em imitação de madeira, pedra e azulejo, assim como em padrões criativos. Graças às técnicas modernas de impressão digital, os padrões vinílicos são difíceis de distinguir dos modelos originais.

Instalação simples e rápida: desde que o substrato esteja bem limpo e nivelado, é muito fácil colocar o soalho vinílico, quer flutuante ou para colar.

Propriedades acústicas: a alta densidade do material policloreto de vinilo faz com que este absorva naturalmente o som do impacto das pegadas.

Propriedades térmicas: o vinil absorve naturalmente o calor e é ideal para a instalação de sistemas de aquecimento por piso radiante para que sinta uma sensação agradável quando caminha descalço/a.

Piso laminado ou vinílico? Uma comparação

Altura de instalação: os pavimentos laminados têm ca. 8 mm de espessura total enquanto os pavimentos PVC têm apenas 2 mm, pelo que com PVC não é necessário lixar as portas.

Resistência à água: os pavimentos laminados não são adequados para cozinha e casa de banho, ao contrário dos pavimentos vinílicos.

Autenticidade da decoração: os pavimentos laminados têm um aspeto mais artificial quando comparados aos vinílicos, uma vez que estes últimos utilizam técnicas de impressão digital superiores.

Durabilidade: os pavimentos laminados são muito menos resistentes que os pisos vinílicos.

Limpeza e manutenção: com pavimento laminado tem de tomar mais cuidado quanto à limpeza e manutenção do seu chão, uma vez que este é menos resiliente que o PVC.

Propriedades acústicas: o pavimento laminado não conta com a absorção de som característica do chão em vinil, pelo que o laminado é mais ruidoso.

O que se deve ter em conta ao comprar um pavimento vinílico?

Origem do fabrico: os soalhos produzidos na Europa estão sujeitos a regulamentos de qualidade mais exigentes, pelo que a etiqueta “made in Europe” é uma garantia de maior qualidade em relação aos provenientes da Ásia (e.g. da China).

Qualidade de impressão: certifique-se que o seu chão de vinil tem uma alta qualidade de imagem para que obtenha uma superfície visivelmente mais autêntica.

Classe de uso: preste atenção à classe de uso do seu chão em vinil porque esta informação indica o nível de durabilidade - procure classe 23 para a sua habitação.

Odor plástico: os revestimentos PVC de alta qualidade não emitem odores desagradáveis, enquanto os de qualidade inferior, por serem embalados rapidamente logo após a produção, emitem um cheiro a plástico mais tarde.

Encomende pavimento vinílico na BRICONEO!

Se, após a sua pesquisa, ficou convencido pelas várias vantagens do pavimento vinil, então temos boas notícias para si! Na nossa loja online BRICONEO oferecemos-lhe uma vasta gama de pavimento PVC de alta qualidade ao melhor preço.

Sinta-se à vontade para contactar-nos por e-mail, telefone ou chat. O nosso pessoal amigável e competente terá todo o prazer em ajudá-lo e prestar aconselhamento individual. Independentemente da sua escolha, garantimos alta qualidade e o melhor preço.

Transforme a sua casa ou escritório numa verdadeira zona de conforto! Entre também em contacto conosco se pretende fazer um compra de grande quantidade para obter uma oferta personalizada.