Contacto
Tem dúvidas?

Alegramo-nos por ajudá-lo/a! Contacto Seg-Sex: 08:30 - 17:00 304 500 352 o por E-Mail info@briconeo.pt

Pavimento vinílico click: o chão que faz “click”

O pavimento laminado de vinil click tem vindo a tornar-se mais popular nos últimos anos. A fácil instalação deste soalho, bem como as suas propriedades técnicas e a sua variedade de estilos, convenceu até os maiores críticos. O vinil click é um pavimento indicado tanto para o setor residencial como para o comercial, uma perfeita combinação de design autêntico, textura agradável, simplicidade e excelente relação preço-qualidade.

Saber mais

Pavimento Vinílico Click

  • Melhor preço garantido

    Não terá que pagar nem um cêntimo a mais
  • Ofertas individuais

    Peça-nos um desconto para grandes encomendas
  • Peça até 8 amostras grátis

    Custos reembolsados no seu próximo pedido

Aplicações infinitas: os diferentes tipos de vinil click

Devido ao seu mecanismo de encaixe incrivelmente simples, os pavimentos vinílicos click são cada vez mais a variante mais utilizada. Estes pisos vinílicos podem ser utilizados sem problemas em quase todos os espaços.

Existem três tipos diferentes de chão vinil click: sólido, rígido, multicamadas (com uma placa HDF - fibra de alta densidade). Se escolher o pavimento flutuante click ideal para o efeito que pretende, é garantido que desfrutará deste revestimento versátil durante anos a fio. Para isso deve familiarizar-se atempadamente com as diferenças entre os subtipos de pavimento vinílico click.

Vinil sólido: o clássico laminado de camada única

Na década de 1990 notaram-se várias desvantagens do pavimento laminado em relação ao parquet: alto ruído de pegadas, vulnerabilidade à água, baixa qualidade de design, etc. Então na década de 2000 a indústria de pavimentos, após grande inovação, desenvolveu o pavimento vinílico: um pavimento sem nenhuma destas desvantagens.

O vinil sólido é ideal para áreas húmidas (e.g. para cozinha e casa de banho) porque o material policloreto de vinilo (PVC) é mais do que resistente à água: é 100% repelente de água. Outro ponto forte do chão vinil quando comparado com o pavimento laminado é que, por causa das suas propriedades térmicas, o primeiro armazena calor e proporciona uma sensação morna e agradável ao toque, tal como um verdadeiro chão em madeira.

A baixa altura de instalação é também algo prático: o chão de vinil tem normalmente ca. 4-5 mm de espessura total, o que significa que não é necessário lixar as suas portas antes de o colocar.

Deve apenas tomar atenção ao chão sobre o qual pretende colocar o revestimento vinílico: o substrato tem de estar completamente nivelado e livre de partículas e sujidade. Mesmo pequenas partículas podem ser facilmente pressionadas contra a superfície do vinil, resultando em elevações no piso. Se colocadas em salas com grandes janelas (do tecto ao chão), as placas vinílicas podem expandir e ficar deformadas devido ao sol/calor.

Vinil multicamadas (HDF): o pavimento todo-o-terreno

A solução para instalar pavimento vinílico em chão desnivelado ou irregular é o vinil multicamadas com núcleo HDF. Este tipo de pavimento consiste geralmente numa camada de desgaste de vinil, uma placa de suporte feita de HDF e um isolamento acústico integrado. Disto resulta que o vinil multicamadas tem sensivelmente o dobro da espessura do vinil sólido (ca. 10 mm), pelo que é provavelmente necessário lixar as portas antes de o colocar.

Em contraste, o vinil multicamadas oferece a grande vantagem que este pode ser colocado sobre um substrato desnivelado ou irregular, uma vez que a placa HDF compensa essas falhas. O preço do vinil multicamadas HDF é atraente para quem procura silêncio, uma vez que com este revestimento não precisa de adquirir isolamento acústico adicional (que pode custar até 7€/m²).

Uma desvantagem do vinil multicamadas em relação ao vinil sólido é que, devido à elevada resistência térmica do primeiro, colocá-lo sobre um piso radiante não é eficiente. Este também não é o mais adequado para espaços húmidos, sendo necessária a aplicação de um isolamento de superfície adicional para prevenir o inchamento da placa de fibra de  madeira.

Vinil rígido: a novidade robusta no mercado do vinil click

O vinil rígido veio compensar os pontos fracos do vinil sólido e multicamadas: enriquecido com cal, o que altera as propriedade termoplásticas do vinil, este torna-se significativamente mais rígido e estável em termos dimensionais.

Este revestimento é um bom condutor de calor, pelo que pode ser instalado com pavimento radiante, e tem uma baixa altura de instalação. Ao contrário do vinil multicamadas, o vinil rígido é adequado para espaços húmidos. Porém, este também só mantém as suas propriedades intactas quando exposto a temperaturas de até 60º C.

Tornar o entusiasta num profissional: colocação de pavimento vinil click

O método mais popular para fazer bricolage a nível de pavimento é a provavelmente a instalação de pavimento vinílico click. Existe uma multiplicidade de diferentes sistemas de click, cada um dependendo do fabricante de PVC.

Os perfis das duas tábuas juntam-se de formas variadas. As tábuas vinílicas click estão disponíveis em três versões diferentes que diferem ligeiramente a nível dos seus materiais; no entanto, o método de instalação permanece simples e rápido como de costume.

A estrutura de uma tábua de vinil click

As tábuas de vinil têm uma altura de instalação particularmente baixa (4-5 mm). Esta ilustração do vinil click mostra a simplicidade da sua instalação. O PVC consiste numa placa de vinil, revestida com fibras de vidro para maior estabilidade, papel decorativo e camada de desgaste (geralmente composta por poliuretano).

A baixa espessura torna o pavimento ideal para todos os projetos de renovação, uma vez que as portas não têm de ser lixadas e não se cria qualquer diferença percetível em relação às outras divisões da casa ou escritório. Uma desvantagem é que desníveis na sub-base, se existentes, têm mais probabilidade de se tornar visíveis através da superfície da tábua. Além disso, o pavimento tem de ser cuidadosamente preparado antes da colocação do PVC.

Devido ao material resistente à água de que é feita a placa de vinil, esta é também ideal para quartos sujeitos a água e humidade. Este pavimento vinílico oferece uma alternativa agradável aos azulejos de pedra fria, trazendo o máximo conforto e calor à sua cozinha ou casa de banho.

A estrutura das diversas camadas desta tábua vinil

O pavimento vinílico com várias camadas é cerca de duas vezes mais forte que o revestimento de pavimento vinílico clássico . O primeiro consiste numa placa portadora de HDF (high density fibre, i.e., fibra de alta densidade) com uma camada de vinil laminada no topo, um papel decorativo e uma camada de desgaste.

Na maioria dos casos, o vinil multi-camadas tem também um isolamento acústico de impacto integrado. Uma espessura total de até 10 mm não é, portanto, invulgar, mas, graças à placa portadora de HDF, este tipo de pavimento compensa facilmente as irregularidades no substrato. 

Graças à robustez da placa-base, o pavimento vinílico PVC pode ser utilizado numa extensa variedade de projetos, por exemplo, ao assentar sobre ladrilhos de cerâmica ou em superfícies ligeiramente irregulares.

A sua única desvantagem é que, em salas húmidas, este pavimento deve contar com uma isolante adicional na superfície. Esta é a única forma de evitar com que a placa portadora de HDF inche, como esta consiste frequentemente em fibras de madeira conífera.

 

A estrutura das diversas camadas de uma tábua de vinil rígido

O vinil rígido é o mais recente modelo no mercado do vinil click. É feito de um novo material que proporciona ainda mais estabilidade e resistência, enriquecido com pedra ou calcário, contribuindo para a sua elasticidade termoplástica. Isto torna-o menos sensível ao calor e mais durável.

Ao contrário de outros tipos de vinil, o vinil rígido é resistente a temperaturas de até 60 graus. Como no caso do vinil multi-camadas, o vinil rígido incorpora frequentemente isolamento acústico, o que poupa custos adicionais e facilita a instalação. Além disso, o vinil rígido é morno ao toque e suave nas articulações, proporcionando-lhe um agradável conforto quando caminha descalço/a em casa.

Uma vantagem que o vinil rígido tem sobre os outros tipos de vinil é que este não requer muito tempo de preparação antecedendo a instalação propriamente dita. Os "pontos fracos" dos pavimentos PVC e dos pavimentos vinílicos multicamadas foram compensados e melhorados em vinil rígido: mecanismo click é significativamente mais resistente e o alongamento e a retracção do material foram reduzidos pela mudança do termoplástico. Em suma, o pavimento vinílico rígido tem uma forma dimensionalmente estável e extremamente sólida, uma variante mais durável da clássica tábua de vinil.

Preço comparado: pavimento laminado vs. vinil

Por motivos financeiros, muitos clientes optam pelo soalho laminado, uma vez os preços deste material são imbatíveis. A grande desvantagem desta escolha é que, devido às suas propriedades inferiores, este muitas vezes não satisfaz as exigências diárias da vida.

Outras duas desvantagens do pavimento laminado são a sua sensibilidade à água e o facto de ser ruidoso. Ao contrário, o pavimento vinílico conta com 100% resistência à água e absorção de som. Adicionalmente, o aspeto visual do vinil é muito mais convincente devido à sua textura natural.

Embora o pavimento PVC seja um pouco mais caro do que o pavimento laminado, este caracteriza-se sempre por uma ótima relação preço-qualidade. Especialmente na Briconeo pode contar com pavimento vinil de alta qualidade ao melhor preço

O pavimento ideal: autenticidade até ao ínfimo detalhe

Até profissionais de pavimentos, quando entram num espaço, não conseguem dizer à primeira vista qual é o tipo do revestimento do pavimento, dado que o pavimento PVC é agora uma alternativa quase idêntica aos modelos originais. O pavimento de vinil de luxo assemelha-se aos seus modelos ópticos até ao grão mais pequeno! 

A decoração autêntica e realista já quase não pode ser distinguida a olho nu e, mesmo ao toque, não se consegue dizer ao certo se é, por exemplo, um pavimento de pedra real ou um pavimento vinílico “real”. O pavimento PVC convence com padrões extremamente naturais, de modo que é quase impossível determinar se uma réplica de alta qualidade é ou não feita de materiais orgânicos. 

Grãos, buracos e outros detalhes semelhantes são integrados na superfície do pavimento, fazendo-o parecer real. Isto torna-o não completamente liso, mas sim algo texturizado tal como o seu modelo natural. O pavimento com estrutura estampada faz com que o seu espaço pareça orgânico sem sacrificar qualidades técnicas.

Em números: pavimento para as suas quatro paredes

As classes de uso para áreas de habitação começam com o número 2. Estas têm uma camada de desgaste entre 0.2 e 0.3 mm. Os produtos com a classe de uso 21 são adequados a áreas com baixo tráfego pedonal, enquanto os pavimentos classe 23 são melhores para áreas mais frequentadas.

Por exemplo, numa casa, os corredores devem ser pavimentados com solo vinílico com uma classe de uso superior à dos quartos, uma vez que nos corredores há mais movimentação e, consequentemente, maior desgaste.

Pavimento PVC para áreas altamente movimentadas

Em lojas e escritórios, i.e., no setor comercial, o uso diário é maior e a consequente abrasão do pavimento também, pelo que o revestimento é posto à prova todos os dias.

Para obter um produto duradouro para estas áreas, existem classes de uso específicas para este setor. Estas começam com o número 3 e têm uma camada de desgaste entre 0.3 e 0.5 mm. A escolha de uma classe de serviço neste setor depende da carga à qual o piso irá estar sujeito.

Para além disto, existe mesmo uma classe de serviço adequada ao setor industrial. Deve ter em conta a utilização de máquinas e materiais pesados na escolha do revestimento para estes pisos. As classes de uso para o setor industrial começam com o número 4 e as suas camadas de desgaste têm até 1 mm de espessura.

No início, o pavimento vinílico não tinha uma boa reputação devido aos seus materiais nocivos; entretanto, após o seu desenvolvimento, este não é prejudicial para a sua saúde nem para o meio ambiente. Os pavimentos vinílicos fabricados na Europa estão sujeitos a testes e requisitos rigorosos.

Muitos dos revestimentos vinílicos modernos são até benéficos para o seu bem-estar. A maioria dos seus materiais são antibacterianos, pelo que são ideais para quem sofre de alergias. Se escolher um pavimento vinílico PVC, não tem de se preocupar com efeitos negativos.

A favor da sustentabilidade: pavimento amigo do ambiente

Muitos fabricantes de pavimento vinílico estão determinados na sua abordagem amiga do ambiente, pelo que consideram fatores ambientais no seu processo de produção. Marcas como a Wineo, por exemplo, prestam atenção à extração sustentável de matérias-primas, tendo um baixo impacto na natureza.

Tal como a Wineo, a Gerflor também conta com os mais elevados padrões de qualidade no que diz respeito a uma produção orientada para o futuro. A inovação da placa de vinil está em linha com a crescente consciencialização ambiental.

Made in Europe: garantia de qualidade

Os pavimentos vinílicos feitos na Europa estão sujeitos a testes de qualidade rigorosos; portanto, a rótulo “fabricado na Europa” é um símbolo de um produto de excelência. Os pavimentos vinílicos Gerflor e Forbo são fabricados na Europa, produzidos localmente, regulados por uma série de padrões de alta qualidade.

Encomende pavimento vinílico na Briconeo!

Se, após a sua pesquisa, ficou convencido pelas várias vantagens do pavimento vinil, então temos boas notícias para si! Na Briconeo oferecemos-lhe uma vasta gama de pavimento PVC de alta qualidade ao melhor preço.

Sinta-se à vontade para contactar-nos por e-mail, telefone ou chat. O nosso pessoal amigável e competente terá todo o prazer em ajudá-lo e prestar aconselhamento individual. Independentemente da sua escolha, garantimos qualidade e o melhor preço.

Transforme a sua casa ou escritório numa verdadeira zona de conforto! Entre também em contacto conosco se pretende fazer um compra de grande quantidade para obter uma oferta personalizada.