Close icon

Pavimento vinílico: como escolher o mais indicado?

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Pavimento Vinílico: 4 TIpos

A indústria dos pisos vinílicos, tanto sob a forma de azulejos como de placas de vinil, tem vindo a crescer. Isto é exponencialmente devido à sua qualidade, acessibilidade e fácil manutenção. Como resultado, o soalho vinílico oferece padrões incrivelmente realistas graças às mais modernas técnicas de impressão digital.

Com chão vinílico consegue obter o visual que procura sem gastar demasiado dinheiro. Quer procure um efeito madeira, pedra, cerâmica e etc, com pavimento em vinil pode escolher entre centenas de estilos diferentes. Portanto, é garantindo que encontrará algo ideal para o seu gosto.

A próxima questão então é: Qual é o tipo de instalação mais indicado para o seu projeto? Descubra com este nosso blog a melhor escolha para si!

Chão vinil: os 4 tipos de instalação

Quer se trate de um piso vinílico em rolo ou de um chão de vinil em placas ou em azulejos, existem 4 tipos diferentes de instalação. De um modo geral, a instalação pode ser do tipo flutuante ou por meio de colagem.

Os 2 tipos de revestimento PVC com colagem são: pavimento vinílico adesivo (também chamado vinil autocolante) ou piso vinílico para colar. A nível de instalação sem colagem, existe flutuante vinílico autoportante e pavimento vinílico click.

Vamos agora explorar cada um destes 4 sistemas para determinar qual o melhor para si. Aprenda tudo em apenas 5 minutos!

Pavimento vinílico click: o sistema mais simples

O flutuante vinílico click é cada vez mais, o sistema de encaixe mais procurado. Este tipo de revestimento vinílico é completamente livre de cola, uma vez que adere ao subsolo simplesmente através de clicks!

A base de uma placa vinílica click contém vincos e ranhuras esculpidos, de modo a que estas placas encaixem facilmente umas nas outras com alta estabilidade. O seu nome, “click”, vem do som que produzem quando estão completamente fixas.

Este tipo de instalação não requer de modo algum um profissional, pelo que pode simplesmente executá-lo por si mesmo/a. Da mesma forma é prático remover este pavimento, dado que está completamente livre dos resíduos inconvenientes da cola. Para isto precisa apenas de alguns acessórios como uma régua e um objeto cortante (e.g. x-ato).

O pavimento vinílico click tem 3 subtipos (clássico, multicamadas e rígido).  De acordo com o modelo, este é ideal tanto para uso doméstico (classe 23), como para uso comercial (31-33) e até industrial (41-42). Forbo e  Gerflor são dois dos maiores nomes nesta indústria, dado que estas marcas produzem o melhor que há no mundo dos pavimentos vinílicos.

Pavimento Vinílico Click

Chão em vinil autoportante: quase como magia

Os vinílicos autoportantes são o resultado das tecnologias mais inovadoras deste "mundo vinílico" . Ao comprar um pavimento autoportante, está a poupar dinheiro e trabalho! Com o autoportante pode deixar todo o trabalho para a força da gravidade enquanto poupa em esforço e adesivos. A estrutura robusta deste pavimento PVC garante que este, uma vez colocado, não se irá deslocar para fora do lugar.

Além do peso elevado, outro fator que possibilita a instalação simples das tábuas e dos mosaicos vinílicos autoportantes é a sua aderência. A base do vinil autoportante tem um coeficiente de atrito (i.e., aderência/fricção) tão alto que dificilmente se nota diferença entre este e um pavimento colado. Isto é, até notar o quão mais fácil é substituir uma peça individual de pavimento  autoportante! Devido às propriedades repelentes (100% resistentes) à água, este é um flutuante indicado como chão vinil para cozinha e casa de banho. Indicado para uso residencial intenso e uso comercial ligeiro (classes 23 e 31, respetivamente).

Pavimento Vinílico Autoportante

Vinil autocolante: ideal como piso vinílico comercial

Já conhece o vinil adesivo? O termo “vinil adesivo” remete para isso mesmo: a aplicação de vinil autocolante é tão simples como descascar e colar! A base de um pavimento vinílico autocolante contém uma camada adesiva integrada que é aplicada diretamente sobre o substrato.

Para garantir uma instalação de qualidade, o subpiso deve ser bem preparado. Esta superfície deve estar plana, lisa, limpa e seca. Tal como colar vinil em rolo, o sucesso de uma instalação de PVC adesivo depende da sua preparação. Quando bem executada, esta garante que o seu novo piso laminado ou vinílico autocolante lhe irá proporcionar longos anos de serviço leal. Confira também “mosaicos vinílicos adesivos”: O vinil autocolante é indicado apenas para uso residencial/doméstico. Uma grande vantagem é que o vinil autocolante é uma solução simples e económica. Este é uma ótima adição a uma obra de habitação (classes 22-23), dado que o preço do vinil adesivo é o mais acessível 

Pavimento Vinílico Adesivo

Pavimento de vinilo para colar: fiel até em áreas industriais

Não se pode dizer que este é um vinílico PVC fácil de colocar. Na verdade, é necessário um especialista para colocar este piso de vinil para que possa assegurar um bom resultado final. No entanto, este é absolutamente o mais seguro e durável.

Tenha em conta que, para além do serviço de instalação, também precisará de comprar a cola para piso vinílico. O policloreto de vinilo (PVC) no revestimento de vinil para colar é o mais robusto e resistente a todas as adversidades. Assim, este pode ser colocado até em fábricas, armazéns, ginásios e outros. Se já viu quanto custa o piso vinílico, sabe que este é o piso vinílico mais barato para projetos de renovação profissionais, tanto no setor comercial como no industrial (classes 31-33 e 41-42).

Pavimento Vinílico para Colar

O que é pavimento vinílico? O que têm todos estes em comum?

Independentemente do sistema de encaixe, todos os pisos vinílcos têm várias semelhanças entre si. Para instalar qualquer tipo de revestimento PVC, terá de certificar-se primeiro de que o subpiso está bem preparado: plano, liso, limpo e seco. Além disso, todos estão sujeitos ao processo de aclimatização: assegurar que o espaço de destino está a uma temperatura relativamente constante de aproximadamente 15ºC desde 24 horas antes e até 48 horas após a instalação.

Uma vantagem é que qualquer tipo de chão vinil indica uma classe de uso; isto é, informação relativa à durabilidade do produto em determinadas circunstâncias. O chão vinílico com classe de uso 22 e 23 é para uso residencial moderado e intenso, respetivamente. A nível de piso vinílico comercial (para restaurantes, hotéis, lojas, etc.), existem as classes 31-34. As classes de uso 41 e 42 indicam que o soalho vinílico é indicado até para uso industrial (fábricas, armazéns, ginásios).

A nível do formato, existe piso vinílico 50x50 (em mosaicos quadrados com 50cm de lado) e piso em placa vinílica (tábuas), permitindo-lhe escolher o que mais se encaixa no seu espaço. A manutenção do chão de vinil também é uma grande vantagem. Se já pesquisou como limpar chão de vinil, sabe que limpar vinil é uma tarefa incrivelmente simples: basta passar uma esfregona com água e qualquer produto de limpeza normalmente utilizado em habitações e já está! Qualquer chão em vinil, quer piso flutuante vinílico ou com cola, piso vinílico em placa ou em azulejo, é 100% resistente à água e a produtos de limpeza residenciais e comerciais.

Encomende pavimento vinílico na BRICONEO Portugal!

Na nossa loja online encontra a maior variedade de produtos para decoração de interiores. A nossa missão é trazer-lhe os maiores benefícios técnicos e estéticos, mantendo a melhor relação preço-qualidade. Para que possa confiar em nós, oferecemos um serviço de amostras gratuitas: terá de cobrir o custo de envio das amostras, mas este é reembolsado no seu próximo pedido.

Estamos disponíveis para entrar em contacto consigo através do nosso e-mail (info@briconeo.pt), telefone (304500352) e chat online. O nosso pessoal é alegre e prestável e terá todo o gosto em esclarecer dúvidas e aconselhá-lo/a. Contacte-nos também se pretende colocar um grande pedido para que lhe possamos propor uma oferta à medida.

Regressar ao post