Close icon

Carpetes variadas: os diferentes tipos de alcatifa

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

“Alcatifa” (ou "carpetes") são os nomes dados a qualquer revestimento têxtil para chão; contudo, vale a pena saber que existem alguns tipos distintos deste produto. As categorias vão desde as mais resistentes (adequadas até como alcatifa industrial) às mais macias e confortáveis, ideais como carpete para quarto ou carpete para sala.

Neste blog apresentamos-lhe estas tais categorias e explicamos-lhe as principais distinções entre elas. Vamos lá!

Fabricantes de tapetes e carpetes: os materiais utilizados

Muitas das carpetes modernas são fabricadas a partir de materiais sintéticos. Em concreto, 90% dos tapetes e carpetes de hoje são compostos por fibras sintéticas. Os materiais artificiais mais utilizados são: nylon, poliéster e polipropileno.

As carpetes naturais (ou seja, compostas por matéria orgânica) são quase sempre de lã de ovelha. Mesmo assim, é comum misturar lã com algum tipo de fibra sintética para obter o melhor de dois mundos. Em números, cerca de 12% das carpetes na Europa são compostas primariamente por lã e o rácio de mistura mais comum é 80% lã e 20% fibras sintéticas.

Alcatifa de nylon: o material mais popular

Nylon, cientificamente “polyamide”, ou “poliamida” em português, refere-se a um grupo de fibras sintéticas altamente resistentes. As fibras sintéticas de nylon são as mais comuns porque oferecem um conjunto de vantagens úteis para todo o tipo de uso. As carpetes de nylon são macias e resistentes ao uso residencial e comercial (classes de uso 23/33); ou seja, são ideais tanto para a sua casa como para o seu negócio.

Alcatifa HEUGA 727

Alcatifa de poliéster: vibrante, ecológica e anti-alérgica

O poliéster é obtido como um produto da reciclagem do plástico PET (proveniente, por exemplo, das garrafas de plástico comuns). Além de amigo do ambiente, o poliéster é também amigo do seu nariz, caso sofra de alergias. As carpetes de poliéster não são das mais resistentes, mas são adequadas para uso doméstico (classes de uso 22/23). Por fim, esta também é uma boa escolha para si se procura carpetes low cost e/ou com cores fortes.

Alcatifa HEUGA Superflor

Carpetes de polipropileno: uma solução equilibrada

O polipropileno é o segundo material mais utilizado, depois do nylon, e é o mais parecido à lã orgânica. A nível de resistência, bem como de preço, está acima do poliéster e abaixo do nylon (classes de uso 23/32).

Pode-se dizer que estas são ainda assim carpetes baratas, fáceis de lavar e resistentes até 15 anos para uso residencial e comercial moderado. Como limpar carpetes de polipropileno demora apenas alguns minutos com um aspirador de pó, estas são muito utilizadas como carpetes para forrar escadas e carpete infantil.

Carpetes SCHATEX Traffic Plus

“Carpet tiles” de lã: chão alcatifado de luxo

Carpet tiles” refere-se a alcatifa modular (em mosaicos). A aplicação de alcatifa modular é a mais utilizada hoje em dia porque é muito simples e prática.

O material natural faz valer o seu preço por ser o mais macio e confortável. Como a limpeza de carpete de lã não é a mais fácil, uma vez que está mais sujeita a nódoas, é costume a tal mistura 80/20. Também não deve utilizar carpete de lã em espaços húmidos.

No entanto, uma alcatifa de lã irá fazê-lo/a sentir-se como se estivesse a caminhar sobre as nuvens! A lã oferece o melhor isolamento térmico e acústico do mercado, permitindo-lhe criar o ambiente calmo e quente que procura.

Carpetes TRETFORD Interland

Tapetes e carpetes: como são tecidos?

As carpetes distinguem-se não só através dos materiais que as compõem, como também pelo corte do laço. “Laço” é o nome dado à forma como as fibras ficam dispostas após serem tecidas à base. Esta tecelagem é como passar repetidamente uma agulha com fio por uma base, como se faz para juntar (coser) dois tecidos. Os tais laços podem depois ser cortados ou torcidos de diferentes formas, ou simplesmente deixados intactos.

Alcatifa em laço

As carpetes compostas por laços intactos chamam-se “carpete em bouclé”. Estas podem variar em relação ao comprimento e à espessura das fibras, e podem também ou não ser niveladas (i.e., os laços podem ou não ser todos do mesmo tamanho). Estas são altamente duráveis (adequadas para uso comercial intenso) e não mostram deformações causadas pelo peso da mobília e das próprias pegadas (exemplo: alcatifa INTERFACE).

Quando os laços são cortados, expondo cada fibra individualmente, o resultado é visivelmente diferente. Estas carpetes são menos robustas, mas são populares porque são mais macias e confortáveis e fáceis de lavar. As fibras, após cortadas, são torcidas várias vezes sobre si próprias para que aguentem a forma por mais tempo.

Quando são altamente torcidas, estas geram um visual desgrenhado em vez de um padrão bem delineado: são as chamadas carpetes frieze (frisadas). Costumam ser utilizadas em lojas comerciais e escritórios. Um exemplo é a coleção exibida acima, SCHATEX Traffic Plus.

Quando são pouco torcidas, ficam com um visual mais felpudo. A alcatifa com superfície aveludada (velvet carpet) é o resultado da torção de um corte rente do laço (10 mm), do qual é exemplo a coleção SCHATEX Simply Soft. As alcatifas de veludo diferem das alcatifas “Saxony” (estilo alemão) pelo tamanho do corte: a alcatifa Saxony é caracterizada por fibras mais longas.

SCHATEX Simply Soft

Alcatifa a metro online na BRICONEO

Se procura carpetes por medida, considere os benefícios da nossa loja online. Oferecemos-lhe o nosso serviço de amostras grátis para que avalie por si mesmo/a a qualidade dos nossos produtos. Além disso, temos todo o gosto em calcular descontos individuais para grandes encomendas.

Entre em contacto conosco por e-mail (info@briconeo.pt) ou telefone (304500352). A nossa equipa terá todo o gosto em falar consigo!

Regressar ao post