Close icon

O chão perfeito para o seu animal de estimação

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Se partilha a sua casa com um amigo de quatro patas - sejam cães, gatos, roedores ou um exótico, mais cedo ou mais tarde perguntar-se-á se o seu animal de estimação se sente tão confortável no seu espaço como você.

Animais de estimação diferentes têm hábitos e necessidades diferentes. Neste post vamos falar  um pouco mais sobre este assunto e deixar-lhe saber o que deve, levar em conta ao escolher um piso para casas e apartamentos que seja ideal para o dia a dia tanto para si como para os seus animais de estimação.

 

 

 

 

 

Como escolher o piso ideal para quem tem animais de estimação ?

O facto é: Um revestimento do chão para cães, gatos, coelhos, etc. deve ser o menos escorregadio possível e enormemente resistente a arranhões, para que o animal não se magoe a si próprio e não cause grandes danos à sua propriedade.

A nossa dica: Ao escolher o pavimento, escolha o pavimento com classe de utilização 23 e superior, uma vez que estes são adequados para uso privado activo. Além disso, o pavimento deve ser tão fácil nas articulações quanto possível - tanto para humanos como para animais. O pavimento também deve ser resistente à água,  ser fácil de limpar e, idealmente, repelente a odores. O ruído é outro problema que é particularmente familiar aos donos de cães grandes num apartamento e que pode ser reduzido ou mesmo evitado com um piso adequado.

Vantagens e desvantagens

Pavimentos e alcatifas de cortiça

Revestimentos macios para pavimentos, tais como pavimentos de cortiça e tapetes, são agradavelmente quentes, fáceis nas juntas e muito silenciosos. As desvantagens de tais pisos são a sua falta de resistência à humidade, que pode ser um problema, especialmente para animais pequenos, não domesticados, doentes e idosos.

Gerflor TopSilence Design "0007 Carvalho"

Com tapetes, os pêlos e a sujidade dos animais de estimação ficam presos nele e só podem ser removidos com muito esforço. Basicamente, a limpeza destes revestimentos de pavimento é muito demorada.

A nossa recomendação então seria um pavimento autodesivo ou um pavimento para colar ao invés do tipo click pois tanto as necessidades destes animais quanto a água da limpeza poderiam escorrer pelas juntas e acumular no contrapiso, causando desde mal cheiro até problemas com humidade.

Pavimentos de Pedra e Azulejos

As vantagens dos revestimentos duros de pedra, cerâmica, mármore ou ardósia são óbvias: a facilidade e rapidez com a qual podem ser limpos e portanto ocultar visualmente quaisquer riscos ou vestígios de uso que são comuns na vida quotidiana com os amigos de quatro patas. No entanto, estas coberturas são frias e escorregadias, algo que os cães, gatos e outros amigos peludos podem não achar tão confortáveis para se deitarem, e podem até se tornar um perigo para eles, uma vez que os azulejos e os tapetes de pedra são normalmente escorregadios. Estes revestimentos também são  comparativamente mais ruidosos e as garras dos animais de estimação são bastante audíveis na superfície dura.

Parquet e Laminado

Basicamente, o verdadeiro parquet de madeira é um pavimento muito robusto e quente, que com o devido cuidado o servirá fielmente durante muitas décadas. No entanto, deve considerar os hábitos do seu animal de estimação quando procura o parquet certo. Por exemplo, os amigos de quatro patas podem escorregar rapidamente num chão de parquet liso e lacado e quaisquer arranhões são também rapidamente visíveis e só com dificuldade podem ser reparados.

WINEO 800 WOOD | KLEBEVINYL "BALEARIC WILD OAK"

WINEO 800 WOOD | KLEBEVINYL "BALEARIC WILD OAK"

Em contraste, uma superfície de pavimento laminado selada com resina melamínica é antibacteriana e resiste bem à humidade. Para os proprietários de animais de estimação, isto significa que as manchas de urina não são um grande problema neste pavimento e que é super fácil de manter. Torna-se difícil quando a humidade penetra no interior das tábuas laminadas e o chão incha - neste caso, a única coisa que ajuda é a substituição completa da barra afectada.

Como o laminado pode ser combinado muito bem com o aquecimento de água quente por baixo do pavimento, também é confortavelmente quente para se deitar e relaxar para o seu cão ou gato.

Outra vantagem do laminado é que muitas vezes tem uma superfície ranhurada ou escovada, o que impede o seu animal de estimação de escorregar e esconde visualmente os riscos. No lado negativo, porém, está o ruído do laminado, o que torna claramente audível o estalido das garras na camada superficial da melamina.

Pavimento Vinílico e PVC

Gerflor Senso Premium Easy "1034 Cordoba Black"

Gerflor Senso Premium Easy "1034 Cordoba Black"

Os revestimentos elásticos do chão são uma grande bênção para todos os donos de animais de estimação devido à sua natureza. A superfície tipo borracha oferece ao animal uma fixação estável e está optimamente protegida contra manchas e arranhões. Além disso, a superfície está relativamente bem isolada sem outras medidas e absorve o ruído, o que lhe garante mais relaxamento e paz na vida quotidiana.

Os pavimentos de design e os  pavimentos em PVC são muito resistentes, quentes aos pés e às patas e insensíveis à urina. A limpeza fácil é a cereja no topo do bolo destes pavimentos. Uma das desvantagens mais conhecidas é que os pavimentos vínilicos eram reconhecidos como difíceis de reparar - hoje em dia já não tem de se preocupar com isso, os modelos de pavimento click e pavimento autoportante são super fáceis de mudar se o for necessário.

A nossa conclusão

Antes de começar a procurar um pavimento adequado para animais de estimação, deve analisar o comportamento do seu amigo de quatro patas, a sua vida diária e circunstâncias pessoais tais como as condições do quarto, o número de animais e o seu carácter, o número de pessoas no agregado familiar, etc., e incluí-los na decisão. Estas perguntas ajudá-lo-ão a compreender as tensões a que a nova cobertura pode estar exposta e a encontrar o seu caminho através da grande quantidade de coberturas adequadas.

Encontra estes pavimentos e muitos mais no nosso site BRICONEO, e se mesmo assim tiver dúvidas não se preocupe. Temos uma equipa de especialistas prontos para lhe ajudar!

Regressar ao post