Unsere Vorteile
  • Para profissionais e particulares
  • Melhor preço garantido
  • Amostras gratuitas
  • Kostenlose Musterzusendung
  • Die größte Auswahl im Internet

Somos a maior loja online da Europa para pavimento, papel de parede e acessórios. Oferecemos, desde 2016, os melhores preços e serviço ao cliente de primeira classe.

Para a loja online BRICONEO
Pavimento

PAVIMENTO VINÍLICO - Um pavimento para a vida toda ?

Ao construir ou reformar casas, apartamentos, escritórios e qualquer outro ambiente, uma das maiores preocupações é saber qual a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la. Querer opções que, além de bonitas, sejam duradouras, tornou-se um fator determinante na hora da escolha. Pensando nisso, a Tarkett separou algumas dicas que podem ajudar a aumentar a vida útil do piso vinílico. Aqui neste blog encontra algumas delas:

Qual é a durabilidade do piso vinílico e como aumentá-la?

A resistência do piso vinílico está geralmente atrelada à espessura do mesmo, entretanto, para garantir a resistência deste material, é preciso escolher o tipo certo de revestimento de acordo com a intensidade de movimentação no ambiente. Hoje em dia existem pisos específicos para tráfegos médio e alto, e isso vai definir se ele pode ser usado para áreas residenciais ou comerciais.

Se usado de maneira correta, a durabilidade média do piso vinílico é entre 5 a 15 anos. É importante porém, sempre consultar a garantia do fabricante do piso para verificar os termos.

Para garantir uma boa durabilidade, o piso vinílico não deve ser colocado em ambientes com móveis pesados que são arrastados constantemente ou que fiquem em contato com objetos pontiagudos. E  é importante ressaltar também que o piso vinílico é apenas indicado para áreas internas, por não ser resistente às mudanças da natureza, como chuvas e exposição solar. (Existem algumas opções específicas para casas de banho e cozinhas, que possuem uma menor absorção de humidade.)

Gerflor Creation Design 30 "0476 Staccato" (61 x 61 cm) Gerflor Creation Design 30 "0476 Staccato" (61 x 61 cm)

Por mais estimativas que os fabricantes possam fazer, a realidade é que existem inúmeras variáveis que podem aumentar e principalmente diminuir a vida útil de um piso por isto, é arriscado fincar uma vida útil a estes produtos pois pode levar ao cliente a ignorar a manutenção sem se preocupar com as consequências por 15 anos ou 20 anos.

O que você deve levar em consideração é que os cuidados com o piso começam desde a compra do modelo correto, passando por uma instalação adequada e o uso consciente no dia a dia.

Neste artigo partilhamos consigo alguns truques para que possa fazer o seu piso vinílico durar mais – e o que não deve fazer para não ter que trocá-lo num futuro próximo.

Como prolongar a vida útil do piso vinílico?

De forma geral, a durabilidade do piso de vinílico pode variar de acordo com os cuidados tidos com o material. Para garantir uma maior resistência e prolongar a beleza do piso, é preciso seguir as orientações do fabricante quanto a limpeza e manutenção.

Para os pisos residenciais, a limpeza deve ser feita apenas com vassoura ou aspirador de pó e um pano húmido. Quanto aos produtos de limpeza, o recomendado é utilizar apenas detergente neutro ou produtos específicos para pisos de vinílicos.

Já no caso de espaços comerciais com grande circulação de pessoas, além das mesmas recomendações do residencial, em alguns casos pode ser necessário uma limpeza mais pesada.

DICA DA BRICONEO:

Tarkett Starfloor Click 30 "Country Oak Light Beige" Tarkett Starfloor Click 30 "Country Oak Light Beige"

Este pavimento conta com uma camada de desgaste com uma espessura de 0,3mm, revestida com o sistema PUR-Extreme-Protection. (As capas de uso acima de 0,7 mm de espessura geralmente são destinadas a projetos comerciais com tráfego pesado, já para os projetos residenciais com tráfego leve, o mínimo necessário são 0,15 mm.)

Instalação e manutenção:

Instalar o piso corretamente é fundamental neste contexto. Para não dispersar as possíveis impurezas geradas depois da colocação do seu novo pavimento, o pavimento PVC deve ser limpo depois da instalação. Para o cuidado inicial é melhor um balde de água morna e um detergente suave.

Limpar com frequência o seu piso vinílico impacta diretamente na durabilidade, portanto, nunca deixe de seguir o passo-a-passo indicado pelo fabricante.

Um erro frequente é esquecer de varrer o piso antes de iniciar a limpeza com o pano úmido. Existem também as pessoas que não secam o piso após aplicar o detergente neutro diluído em água. Tudo isso vai diminuindo a vida útil do revestimento.

Por falar em água, somente os pisos vinílicos colados podem ser lavados, (desde que não se esqueça de secá-lo depois) Os modelos “click” jamais podem ser lavados, pois a água escorreria pelas juntas e ficaria acumulada no contrapiso.

Para evitar que surjam riscos na superfície do seu revestimento, evite arrastar móveis sobre o piso e sempre proteja os pés do mobiliário com feltro. No caso de peças com rodinhas ou cadeiras de trabalho, recomendamos também a utilização de rodízios de poliuretano. 

PAVIMENTO VINÍLICO PARA COLAR TARKETT ID ESSENTIAL 30 "SOFT OAK BROWN" (22,9 X 121,9 CM) PAVIMENTO VINÍLICO PARA COLAR: TARKETT ID ESSENTIAL 30 "SOFT OAK BROWN" (22,9 X 121,9 CM)

O que fazer para o piso vinílico dure mais?

  • Nunca escolha um piso vinílico cujas características são inadequadas para o seu perfil de ambiente e projeto - essa incompatibilidade vai diminuir a vida útil do pavimento.
  • É sempre preferível contactar um profissional não só para saber sobre o pavimento, mas também para ajudá-lo no seu planejamento e instalação.
  • Evite produtos específicos como solventes e outros derivados de petróleo - O piso vinílico é feito majoritariamente de PVC e o encontro entre derivados de petróleo costuma resultar em reações químicas que vão desgastando e, assim, danificando permanentemente a superfície.
  • Se o espaço que pretende renovar tem uma entrada de iluminação natural constante, como por exemplo nas varandas gourmets, procure as linhas de piso que oferecem proteção extra contra os raios UV, como é o caso dos LVTs da Tarkett com a tecnologia Extreme Protection.
  • Seja qual for o piso escolhido, cortinas e estores interiores serão sempre necessárias para filtrar os raios solares nesses locais, especialmente aqueles com grandes esquadrias de vidros.

Encontra estes pavimentos e muitos mais no nosso site BRICONEO, e se mesmo assim tiver dúvidas não se preocupe. Temos uma equipa de especialistas prontos para lhe ajudar!

Deixar uma resposta