PROMOÇÃO: Economize até 70% em várias categorias agora!

Unfortunately, we are currently experiencing technical problems with our product pages. We are working on a fix, we estimate that it will be fixed by 17:00.

Close icon

Decoração romântica com papel de parede

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Quão bem conhece o estilo romântico? Talvez se surpreenda com a amplitude e versatilidade deste tipo de decoração: naturalmente íntimo e delicado, mas não necessariamente feminino. Leia esta publicação se quer saber mais sobre este tópico. Especialmente quando aplicado à decoração com papel de parede.

O romântico como um mundo de possibilidades

Normalmente imaginamos o romântico somente como um conceito associado ao amor e/ou à paixão. Porém, este termo carrega ainda outras conotações associadas ao Romantismo. O Romantismo, enquanto movimento artístico e filosófico do séc. XVIII, ilustra o valor dos sentimentos experienciados subjetivamente por cada indivíduo. Ou seja, o romântico incide também sobre a expressão da emotividade e o reconhecimento do mérito dessa expressão, sobretudo para nós mesmos. Naturalmente, este é um estilo ideal para a criação de um ambiente mais íntimo.

De que forma se exprimem sensações através do design de interiores? Procure recordar-se de elementos decorativos que considera confortáveis ou descontraídos. Poderá surgir-lhe a ideia de mobiliário moderno e casual ou peças clássicas em madeira. Como por exemplo, estofos em pele/cabedal ou carpetes aveludadas, enfim. Provavelmente nem se irá lembrar de detalhes em maior medida do que de um panorama geral. Isto é, um feeling assenta mais num quadro completo, no qual está incluído o próprio indivíduo, e menos em tais pormenores.

Vê? O único aspeto fulcral de criar algo romântico para si é, acima de tudo, seguir a sua própria intuição: isso é o subjetivismo do Romantismo. Não obstante, exploramos de seguida as categorias de papel de parede normalmente conjugadas com uma decoração romântica.

Papel de parede floral com rosas

Para começar, a categoria papel de parede flores é uma ótima escolha. As rosas, em particular, são a flor mais simbólica da cultura ocidental. A sua associação ao amor é universalmente reconhecida, daí a tradição de oferecer rosas à pessoa amada. Contudo, a rosa é um símbolo interpretado de várias formas por referências distintas.

Na Mitologia Grega, a rosa é equacionada com a pureza e a inocência (no nascimento de Afrodite) e, por outro lado, na cultura Romana com a paixão carnal (originada por Flora). No Cristianismo é utilizada como símbolo da essência feminina, especialmente de Maria. Por fim, na antiga tradição Hindu a rosa é um ícone de Lakshmi, deusa do amor à qual se vincula o ideal de beleza.

Papel de parede com rosas

Papel de parede simples, liso ou às riscas

Se calhar as emoções que deseja transmitir estão mais em linha com um ambiente suave, livre de demasiadas distrações. Para isso, é ideal uma paleta de cores baseada em tons neutros ou pastel (i.e., de baixa saturação), ainda assim com realces mais fortes (e.g. vermelho, rosa, lilás, violeta).

Quando o objetivo é criar uma harmonia aconchegante e confortável, então o minimalismo é um meio ideal. Se a sua mobília é moderna (e.g. em tons claros com elementos metálicos e traços curvos), será fácil transmitir a serenidade que procura quando utiliza um papel de parede simples ou às riscas. Outra opção é utilizar qualquer estilo decorativo mas com maior moderação. Isto é, pode revestir apenas uma das paredes e deixar as outras preenchidas apenas por uma cor lisa. Assi consegue gerar combinações complementares. Um toque perfeito para este efeito é uma alta exposição à luz solar, uma vez que os ambientes brilhantes transmitem maior leveza.

Papel de parede simples

Papel de parede vintage, clássico ou chic

Associamos uma série de emoções ao tempo, principalmente a nostalgia e o conceito tão português: a saudade. E quais os melhores estilos para evocar estas sensações elegantes? De seguida damos continuidade a dois grupos.

O estilo barroco (esp. séc. XVII) partilha com a arte renascentista o foco dado à antiguidade clássica, diferenciando-se pelo seu esplendor exuberante: é mais dramático e contrastante, particularmente através do materialismo opulente que o caracteriza. Poderá replicá-lo naturalmente se o seu mobiliário é predominantemente em madeira escura e altamente trabalhado, como também se vê no estilo que surge de seguida na História, o vitoriano. Imagine só um jantar à luz das velas num espaço assim!

Por outro lado, pode remeter para o classicismo e em simultâneo manter traços modernos: é essa a essência do papel de parede vintage e, em específico, o chamado shabby chic. A decoração shabby chic tem ganho popularidade desde a década de 1990 e pode ser identificada pelos seus elementos inspirados pelas casas de campo inglesas e francesas dos tempos da Rainha Vitória (séc. XIX). Literalmente, o estilo traduz-se ao português como “chique gasto”, no mesmo sentido em que o vintage e o rústico são estilos “gastos”. Acima de tudo, esta é uma combinação alternativa entre o moderno e o clássico, originando um doce ambiente romântico idílico, evocando o sentimentalismo simples.

Papel de parede vintage

Papel de parede Portugal: agora na BRICONEO

Com estas dicas e imagens para papel de parede romântico, confiamos que se pode inspirar. Talvez já tenha em mente alguns modelos. Gostaria de avaliá-los por si mesmo/a antes da sua decisão final? Na nossa loja de papel de parede online pode pedir até 8 amostras grátis! Não perca esta oportunidade, agora válida em todo o país. Dúvidas? Teremos todo o gosto em falar consigo por e-mail (info@briconeo.pt) ou telefone (304500352). Até breve!

Regressar ao post